É comum que closets sejam planejados em ambientes mais espaçosos, onde é possível reservar uma parte do espaço para armazenar roupas, calçados e acessórios. O closet funciona como um guarda-roupa mais espaçoso e com maiores possibilidades de organização.

No entanto, a grande quantidade de itens a serem armazenados ou o fato de dividir o espaço com o(a) cônjuge faz com que a organização do closet se torne um desafio. Trouxemos 5 dicas que vão ajudar você a manter a ordem no seu closet. Confira!

Considere o desapego – Após limpar o closet, organize as roupas, sapatos e acessórios seguindo 3 critérios: doar, descartar, consertar, lavar e/ou guardar. Apesar de isso ser difícil para algumas pessoas, o famoso desapego pode ser uma “mão na roda” para desafogar seu closet.

Saiba onde guardar cada coisa – As gavetas devem ser utilizadas para armazenar peças pequenas, como roupas íntimas, de ginástica, lenços, meias, acessórios, entre outros. Reserve as primeiras gavetas para os itens que são mais utilizados no dia a dia.

As prateleiras são ideais para guardar peças como malhas, blusas de lã, moletons, bolsas, entre outros. Utilize critérios de categoria como tipo de uso e cor.

Os cabideiros devem ser usados para pendurar camisas, calças, casacos, saias e  vestido.Importante: os ganchos dos cabides devem estar virados para dentro do closet para facilitar a visualização e retirada das peças.

Como acomodar as bolsas? – Organize as bolsas por tamanho e cor e não se esqueça de colocar papel de seda para não danificá-las. Se preferir, utilize caixas com ventilação ou sacos de TNT.

Como acomodar os sapatos? – Os calçados devem ser guardados em espaços planejados para eles, geralmente na parte inferior dos armários. É importante guardá-los sempre com os bicos para frente para auxiliar na visualização.

Evite a bagunça! – Na pressa do dia a dia, é comum que as peças de roupa sejam guardadas de qualquer jeito. Erros como esse podem fazer você perder mais tempo depois, na hora de buscar suas roupas e acessórios e, consequentemente, na hora de organizar o espaço.

Posts Relacionados

Cuidado com a escolha dos móveis para quartos de crianças

Nos projetos de quartos, seja para bebês ou crianças, é comum que os pais queiram o máximo de ...
Saiba Mais

Como decorar um quarto para recém-casados

Pensar a casa de um novo casal é um trabalho divertido e com possibilidades quase infinitas. ...
Saiba Mais

Planejando o quarto de um casal de leitores

Sempre falamos do quão importante é que o ambiente planejado tenha a cara de seus usuários. ...
Saiba Mais